quarta-feira, 4 de abril de 2007

Você viu o Zé?????


SEGUNDO ENCONTRO - diA 04 De ABrIL dE 2006:
Hoje ficamos a maior parte do tempo dentro da sala de trabalho no Centro Cultural Carlos Gomes, começei passando os Vídeos dos Saudáveis Subversivos para o grupo ver. Assitimos o "Em branco" e o "Estranho, um cara comum".
Depois fomos trabalhar os corpinhos....
Primeiro, pedi que eles empurrassem o chão enquanto observavam a própria respiração (primeiro deitados de costas e depois em outras posições), de certa forma, a 'resposta' ao exercício foi discreta, pequena e sem muito fluxo, há muito o que se ganhar na relação Corpo e Espaço. Depois trabalhei um exercício que aprendi com a Cris Steves (Sp) na oficina de View Points, um treinamento muito interessante para se tratar de uma forma mais palpável a questão da "presença" e de "estar em resposta", que são aspectos centrais do trabalho do ator. E foi um bom começo.
A Ação de hoje foi

Procurar o Zé.



O Zé é homem comum, o tipo que exixte em qualquer lugar e que todo mundo conhece um.
No nosso jogo, cada um cria seu próprio Zé e sai pelas ruas a sua procura, abordando as pessoas que passam ou as dos estabelecimentos comerciais. O motivo da busca pelo Zé tb é criado por cada participante.
Enquanto eu explicava a proposta, a reação do grupo foi de animação total (mesmo sendo disfarçada em receio, ou impossibilidade projetada), menos Dona Nivalda, uma senhora muito simpática que apareceu hj e neste momento decidiu sair da 'oficina':

"não gosto de abordar as pesoas, ja fui vendedora, mas não gosto, fico incomodada..."

Ainda conversamos um pouco com ela para ver se ela pelo menos iria andar pelas ruas, sem abordar ninguém, que não precisava sair da oficina por conta disto, mas ela preferiu dizer que estava saindo mesmo....
Mas, os outros estavam ansiosos para sair a procura do Zé.

e assim, foram pelas ruas.






Estavam presentes neste segundo encontro:
Isiely, Rômulo, Priscila, Tatiana e Nivalda.

Área de atuação:
Ruas próximas ao Centro Cultural Carlos Gomes.


* frases * ditas * ao * vento * reflexões * imagens *


"eu devo confessar que aproveitei o exercício para ir ao banco e tomar um café, pois eu estou com pressa, mas não sou a única pessoa apressada neste lugar. A cidade está repleta de gente que tem pressa; não vive, só tenta ganhar ou gastar dinheiro. Pelo menos por fora e a primeira vista é a impressão que fica. Ao trabalhar meus sentidos eu percebo que sou uma fútil (rsrsrsrs) pq fixo meu olhar nas roupas que as pessoas vestem; me chama a atenção as mais exóticas, as que misturam cores que estilistas jamais admitiriam.
Mas, eu não me esqueci do Zé...
No banco, eu abordei um homem bem vestido que vinha entrando e sem medo perguntei:

Você viu o Zé?

Ele respondeu "não conheço não" e entrou, não quis conversar comigo.

Depois entrei no primeiro bar para tomar uma café, mas lá eu não podia fumar, então eu perguntei do Zé aos atendentes e quando eles perguntaram "que Zé?" eu disse que era um estudante, assim, com certeza, não o encontraria por ali.
No segundo bar eu podia fumar então pedi um café e perguntei do Zé a quem me entendeu, ele respondeu "tem tando Zé no mundo..."
Estranho, tem tanto Zé no mundo e ninguém viu o Zé...."
*texto escrito pela atriz Isiely Ayres logo após ao exercício.



Nenhum comentário: