segunda-feira, 5 de março de 2007

primeiros olhares

“EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI”

Pão de Açúcar - Al
direção Ricardo Araújo

Água Branca - Al
direção Thiago Sampaio

Piranhas - Al
direção Tati Sonic



Delmiro Gouveia - Al
direção Denilson Leite



Pão de Açúcar - Al
direção: Ricardo Araújo




A primeira Oficina Teatro do Olho da Rua foi realizada nas ruas de Maceió pelo diretor de teatro René Guerra (amigo e parceiro artístico desde o princípio ainda no Colégio Marista) a partir de experiências e jogos que ja tínhamos realizados juntos em outras parcerias em oficinas e direções teatrais (entre inúmeros trabalhos, fui seu assistente direção na "Farinhada" de Sávio de Almeida com Associação Artística Joana Gajurú e adaptamos e dirigimos juntos "Além do Ponto" de Caio Fernando Abreu com a Cia das Mãos).
Em 2003, coordenei a segunda edição que passou por uma reelaboração conceitual e detalhamento dos procedimentos de execução feitos conjutamente por mim, o advogado, ator e produtor cultural Erisvaldo Tavares e a atriz e socióloga (e hoje a mãe do Zeca) Nadja Rocha.
O projeto, ainda como nome de Teatro do Olho da Rua foi realizado em quatro cidades do sertão Alagoano - Delmiro Gouveia, Piranhas, Água Branca e Pão de Açúcar - e foi financiado pelo Sebrae Alagoas. Em cada cidade havia um diretor responsável pela condução dos processos criativos para construção dos espetáculos e ainda havia um preparador corporal e um professor de técnicas circences. O projeto teve duração de quatro meses com encontros intensivos nas sextas, sábados e domingos realizados simultaneamente nas quatros cidades. Os diretores ficavam fixos com os grupos de cada cidade e os outros membros da equipe trabalhavam em fluxo, passando pelas quatro cidades num mesmo final de semana.
ASSIM ERA A COMPOSIÇÃO DE EQUIPE:

Coordenador Geral (CG) - Flávio Rabelo: Este é responsável pela composição e orientação da equipe; Pela supervisão dos trabalhos dos profissionais envolvidos nos meses de execução do projeto; Pela concisão teórica - conceitual das ações; Pelo acompanhamento em campo da evolução dos grupos e do resultado cênico dos espetáculos montados bem como pela coordenação das reuniões periódicas avaliativas.
Coordenador de Produção (CP) Erisvaldo Tavares: Responsável pela identificação das potencialidades individuais no seio dos grupos, o coordenador de produção objetiva o afloramento de um conjunto engrenado de saberes, visando a aplicabilidade dos princípios autogestores, fazendo com que o grupo - que terá adquirido personalidade própria - organize-se em ações concretas dentro da comunidade em que estão inseridos.
Coordenador Teórico-Conceitual (CTC) Nadja Rocha: Tem por objetivo relacionar os preceitos conceituais do desenvolvimento sustentável em seus aspectos sócio-culturais com os conceitos do teatro antropológico, trabalhando com os grupos a importância do exercício observativo e crítico para a ação teatral a ser por eles desenvolvidas de acordo com a abordagem que se pretende empreender.
Diretores (D) Thiago Sampaio, Denilson Leite, Ricardo Araújo e Tatiana Araújo 'Sonic': Têm por função converter em expressão cênica as potencialidades psicofísicas do elenco,desenvolvidas pelos preparadores corporal e de técnicas de teatro de rua, após a seleção de imagens poéticas decorrentes da aplicação de jogos teatrais e exercícios de improvisação orientados pelo conceito do teatro antropológico.
Preparador Corporal (PC) Jorge Shutze e Preparador de Técnicas de Teatro de Rua (PTTR) Edmilson Júnior: Apresentam ao elenco, a partir das necessidades deste, um conjunto de técnicas que favoreçam a atividade cênica na rua ou em outros espaços alternativos.













Um comentário:

CABETO ROCKER disse...

Flavio RAbelo,

Parabens pela iniciativa!Estou confiante num grande trabalho seu aqui pelo Sudeste.
Espero que nossas praças e ruas te tragam bastante inpirações e muita arte.
Abraços, Cabveto Rocker